sábado, 15 de abril de 2017

TRANSPYRENEA - PARTE IV

SECTOR IV
·        Com 183km
·        4 pontos de controle (CP)
·        Trilhos muito técnicos e lama nalguns locais
·        Desnível: 9000m D+ 11000m D-
·        Temperaturas amenas
·        Noite frias
·        Com chuva

Saída da BV com muita chuva que me vai acompanhar durante o resto do dia. A descida para St Engracie com chuva apresenta-se escorregadia e as minhas sapatilhas não eram as melhores para este tipo de piso. A meio da descida apanho o Daniel e seguimos os dois até St Engracie. Aqui entramos num bar junto à igreja e bebemos uma cerveja. Quando saímos fomos para o alpendre da igreja onde o Daniel tratou dos pés. Entretanto chega o Antony (apoio do Daniel) e decidem descansar por ali devido ao mau tempo. Tento ligar para a São que tinha seguido para o Logibar do outro lado da montanha para marcar a estadia, mas ela não tinha rede. Opto por seguir só. Conhecia parte da descida deste sector. Sigo, primeiro por alcatrão e depois de atravessar o rio é sempre a subir. Passo por pequenas aldeias e entro num estradão que nunca mais acaba.
O hotel de emergência - só falava o aquecimento

A certa altura vejo uma cabana numa curva e noto que tem escritos na porta. Aproximo-me e verifico que está disponível para ser utilizada por quem precise. Entro e vejo que está já 1 pessoa a dormir. Tem duas mesas de madeira com bancos corridos, um fogão e dois espaços para dormir. Descanso um pouco sentado e decido continuar porque me esperavam do outro lado da montanha.
Inscrição na porta

 Estava frio na rua e a chuva e nevoeiro complicavam ainda mais, mas tinha de ir. Siga, continuo a subir pelo estradão, até chegar a uma curva apertada, mas o gps indicava uma direcção diferente. Não via absolutamente nada à distância de 2/3 metros. Não havia trilho visto que entravamos num prado com uma descida muito inclinada. Ainda fiz várias tentativas mas não havia condições. Penso na cabana como última salvação. Sigo com o GPS ligado para conseguir voltar pelo mesmo caminho. Quando estou quase a chegar à cabana escorrego pela lama e merda dos rebanhos de ovelhas e fico com as pernas numa posição complica. Consigo levantar-me e coxear até à cabana. Entro, avalio os estragos e deito-me com toda a roupa disponível vestida. Não ligo despertador. A noite estava muito fria e não consigo aquecer, mas consegui descansar.
DIA 14
Com o nascer do dia, levanto-me e sigo o meu caminho. Volto ao local onde umas horas antes tinha “andado aos papéis” e verifico a dificuldade em encontrar o trilho mesmo com boa visibilidade. Envio mensagem para a São a dizer que já estou a descer para o Logibar. Depois daquela pequena travessia complicada, volto a entrar no estradão com cerca de 3 km planos. Saio do estradão e inicio a descida até a um cruzamento de trilhos que conheço de um treino que fiz por aqui há 4 anos. Sabia que se fosse para a direita era muito mais perto, mas o GR10 mandava-me para a esquerda, por isso é melhor não inventar. Como conhecia, sabia que ainda demorava até chegar lá abaixo. Entretanto encontro o Antony que vinha ao encontro do Daniel. Ele já tinha estado com a São e tinha-lhe falado da minha saída de St Engracie à 7h do dia anterior o que lhe provocou o aumento de preocupações.
passerelle d’Holzarte

Arranjamos um local para abancar e algum tempo depois chega o Daniel e a Jan. A São pôs os meus pés operacionais. Descanso, tomo o pequeno-almoço/almoço e como cheguei primeiro acabei por seguir sozinho, pois eles quiseram descansar mais um pouco.

Vou descendo nas calmas e finalmente avisto a tão esperada passerelle d’Holzarte, uma ponte suspensa com uma altura assustadora. 
Agora eram só mais uns 3 km a descer. A meio dessa descida dá-se o esperado encontro. A São e a Glória que quase não dormiram toda a noite, vinham a subir. A São quando me viu não se conteve em lágrimas. Tentei acalma-la e seguimos devagar até ao carro. A noite para ela foi mais dramática que para mim. Fui relatando as peripécias que vivi durante a noite e agora que está tudo bem há que descansar.


Passo pelo Logibar e começo logo a subida relativamente fácil ao largo de Larrau mas depois entramos num trilho com muita lama onde dificilmente me conseguia manter de pé. Com a ajuda dos batões ia conseguindo manter o equilíbrio, até que não houve salvação possível e tomo um banho de lama. As sapatilhas não ajudavam nada. Só no CP19 é que vi a falta da bandeira que me acompanhou ao longo de mais de 700 km.
727 km já cá cantam

O CP19 estava na estação de sky de IRATY. À chegada subimos por uma estrada de alcatrão e quando pensava que era por ali, ainda temos de fazer umas centenas de metros no asfalto. Depois de uma curva avisto a São que acabava de chegar e tinha parado o carro a cerca de 200 m do edifício onde estava o CP. Desci com a Gloria e tomei um bom almoço enquanto a São “reparava” os meus pés. Parei só o tempo necessário que não chegou a 1 hora e continuo. Pouco passa das 18 horas, por isso estudamos o mapa e combinamos ir dormir a um refugio KasKoleta que ficava a cerca de 20 km. O percurso era fácil, com pouco desnível positivo e com a decida muito gradual o que permitia ensaiar a corrida frequentemente.
Depois de atravessar um longo planalto com pedras disposta em circulo e identificadas como monumentos pré-históricos, entramos em estradões entre paredes ou vedações de cercas que parecem não ter fim. Já é de noite e acabo por ter um desvio do trilho seguindo por uma estrada paralela aquela por onde deveria ir. Quando dou por isso tento ver se é possível descer para a estrada certa, mas a descida era acentuada. Volto para trás algumas dezenas de metros e meto-me a atalhar, mas como quem se mete em atalhos mete-se em trabalho, depois de atravessar muito mato e ao chegar perto da estrada, tinha um combro de mais de 2 metros. Foi uma carga de trabalhos descer aquilo. Mas o pior é que esse ponto da estrada estava já ligeiramente abaixo de um desvio para o lado esquerdo. Segui à direita pela estrada, fui dar uma grande volta e só dei pelo erro quando chego ao cruzamento donde vinha o percurso certo. Volto a passar pelo trilho certo no dia seguinte, na repetição deste trilho.

A partir daqui era sempre a descer por um estradão que passa a estrada asfaltada. Já olhava para tudo o que era luz porque deveria estar muito perto do refúgio. Como não vejo nada continuo quase sempre correndo, mas já muito desconfiado por estar a descer tanto. Começo a ver cada vez mais perto uma vila, que sabia não existir antes do refúgio. Vejo uma pequena placa com indicação do refúgio e não reparei que tinha uma seta de indicação de direcção e penso que seria um grande edifício que existia ali ao lado. Entro no recinto, e dou uma volta pela frente do edifício que tinha luzes no seu interior. Não encontrei qualquer porta aberta e cheguei à conclusão que se tratava de uma casa particular. Saio e vou verificar a placa. É quando vejo que tinha a tal indicação de direcção, precisamente para a estrada donde tinha vindo. Verifico depois que  aquela vila era Esterençuby e que tinha passado o refugio à pelo menos 5 km. Telefono para a São e foi difícil explicar onde estava, porque elas andavam no meio do campo no trilho à minha espera. Quando lhe disse o que já tinha descido é que percebemos que estava já bem à frente. Ainda lhe digo que vou continuar até St Jean, mas perante a insistência dela e o facto de pela segunda vez pagar estadia para mim e falhar, lá me convenceu a voltar para trás. Vou subindo e elas vêm ao meu encontro. Tinham tenda montada e jantar. Chego já tarde e vamos para a sala de jantar do refúgio. Tomo um banho e enquanto janto a São faz o tratamento aos pés que cada vez estão pior. Programo dormir cerca de 4 horas.
DIA 15
Como programado, por volta das 5 horas ponho-me ao caminho. Agora já conhecia o percurso com excepção daquela parte onde me tinha enganado na véspera. Foi reconhecendo os vários locais onde tinha já passado e assim chego à vila. Depois de atravessar Esterençuby viramos à direita e iniciamos uma subida não muito longa. Sensivelmente a meio encontro o Daniel que tinha dormido pouco antes de refúgio. O Daniel normalmente dormia ao ar livre com um bivac. Começamos a descer para as povoações que antecedem St. Jean. Alternávamos trilhos e estradas de alcatrão. Esta zona, que antecede o CP20 é relativamente plana. Ainda fizemos uma paragem junto a uma bica de água, para comer qualquer coisa porque este tipo de terreno plano parece mais cansativo que o sobe e desce. Mas ao amanhecer entramos em St Jean e na rua principal o CP20. Paro só o tempo necessário para tomar o pequeno-almoço. Queria fazer os dois CPs hoje e se possível o pouco do último troço. 

O CP21 ficava a cerca de 17 km com uma subida de cerca de 800 m D+ e uma descida para o mesmo nivel. Ainda houve tempo para pequenos desvios do trilho quando seguia por uma estrada de alcatrão e não detectei um corte à esquerda por um trilho bem inclinado e técnico.
 
Está cada vez mais perto.





Depois de entrar nos carris foi só apreciar a paisagem povoada com muitos cavalos e descer calmamente até à entrada de Baigorry onde encontrei a Glória. Pensava que estava quase, mas à entrada da vila uma placa indicava que o CP estava a 2 km. A Gloria confirmou que tínhamos de atravessar toda a cidade e subir um pouco. Foram 2 longos kms pelas ruas movimentadas até à saída para a montanha. A São tinha instalado o acantonamento cerca de 200 metros depois do CP21, por isso vou picar o ponto e bebo coca cola e sigo para o almoço que me esperava e uma sesta à sombra. Fazia muito calor e era 2h da tarde.
Enquanto descanso passam vários atletas entre os quais o casal italiano que chegou a andar vários dias com o João Oliveira. Cerca de 2 horas depois parto ao ataque do penúltimo CP que fica a 16 km. Iniciamos com uma subida até atingir um trilho muito técnico e por vezes perigoso a meia encosta. Ultrapasso o casal italiano que seguia já com alguma dificuldade devido ao calor. Voltávamos a uma subida, agora mais acentuada e técnica com uma vista fabulosa e com um precipício enorme à nossa direita que nos facultava uma vista aérea espectacular para os campos de pastoreia lá em baixo. Seguimos com este cenário durante vários km. A meio do percurso encontro num cruzamento de trilhos um grupo de caminheiros. Em frente visualizava uma subida enorme e à direita por onde eles iam seguir era a descer. Pergunto se o GR10 era por ali e disseram-me que não, era em frente e riram. Não achei muita graça, mas depois percebi porque. Aquilo por ali acima não era pera doce. Continuamos com o mesmo cenário até atingir o ponto mais alto onde estavam elementos que identifiquei como ligados à organização e que estariam a ver se estaria tudo bem.



Inicio agora a descida suave inicialmente e depois mais acentuada, até encontra as primeiras casas. Ainda ultrapasso um atleta que não tinha visto até ali e já muito próximo do CP encontro a Gloria. Foi já com alguma emoção que entrei no último CP.

Chego aqui mais cansado do que esperava, por isso decidi fazer o descanso e sair por volta da meia noite para o ultimo dia. A São e a Gloria também vão dormir aqui no pavilhão, mas elas optam por ir só fazê-lo depois da minha partida. Pouco antes da meia noite, levanto-me e vou fazer o penso aos pés conforme tinha combinado com as meninas da protecção civil. Já estavam a dormir e acordam mas limitam-se a fazer um penso simples.


DIA 16 – ULTIMO
A jornada final começa pouco antes da 1 da manhã. São cerca de 70 km que pelo perfil parecia fácil. Ninguém tinha descansado aqui e seguiram enquanto eu dormia, o casal de italianos e o Belga e o francês.
Inicio a subida que me surpreende pelo grau de dificuldade e perigosidade. Foi com muito cuidado nestas zonas porque não queria por em causa a chegada a Hendaye. Algumas partes equipadas com cordas, não eram propriamente o melhor percurso para fazer por volta das 2 da manhã, completamente sozinho e com o desgaste de 15 dias nas pernas. Passo essas partes de grau de dificuldade elevado e entro num planalto de trilho fácil. Começo a ver luzes de frontal ao longe o que me provoca um efeito anímico positivo. Pouco a pouco vou-me aproximando. São os italianos. Ultrapasso-os e rapidamente ganho avanço. Vejo nova luz que alcanço pouco depois. Nova ultrapassagem, mas não cheguei a perceber de quem se tratava. Começamos agora a descer para Ainhoa, uma vila muito bem cuidada mas que aquela hora (seriam umas 4horas) não apresentava qualquer sinal de vida. Ainda erro a saída e sigo pela estrada principal quando deveria virar à direita dentro da vila. Volto atrás e lá estava a marcação. Uma placa informava que faltavam 13 km para Sare. O percurso era completamente plano e alternava estradões com pequenos trilhos. Começo a ver luzes à frente que vão ficando cada vez mais perto. Eram o Belga e o Francês. Este duo que não se conheciam antes da transpyrenea, juntaram-se a partir do CP4 e não mais se separaram. Deviam faltar cerca de 4 km para Sare e seguimos juntos para ir tomar o pequeno-almoço nesta vila já ao amanhecer. Subimos uma escadaria na abordagem à vila e ainda desviamos para um trilho, mas em pouco tempo estávamos nas ruas de Sare. Aqui aparecia uma informação da prova com uma seta a indicar Hendaye. No centro da vila preparavam-se as esplanadas para mais um dia a receber turistas. Perguntamos se já estavam a servir o pequeno-almoço e direccionaram-nos para uma pastelaria que ficava mais à frente. Chegamos, deixamos as mochilas numa mesa exterior (com o nosso cheiro, no interior podíamos espantar a clientela), e fomos pedir ao balcão. O belga começa a pedir, e ao ver aquilo que ele pedia fiquei na dúvida se estava a pedir só para ele ou era para todos. Pediu vários tipos de bolos (pelo menos 4), mais 2 Kit-kat e ainda outro chocolate. Como o francês pediu logo a seguir outro tabuleiro composto, tive que acompanhar, mas só com 2 bolos. Nesta fase nós tínhamos sempre fome e comíamos tudo o que aparecesse. O francês ainda voltou para reabastecer, mais já tinham esgotado os bolos. Ainda repartiu comigo um último que restava.
Com a barriguita composta partimos ao ataque à subida de La Rhune. Há uns 3 anos tinha feito esta subida mas a partir da estação do comboio turístico. Pensava que iríamos passar mesmo pelo ponto mais alto e por isso achei que a altimetria estava errada e teríamos muito mais desnível. Quando interceptamos com o percurso que vinha da estação, faço uma viragem à esquerda porque conhecia esta subida. Como estava convencida que era para subir vamos a isto. Subo um pouco e começo a desconfiar. Ligo o GPS e verifico que afinal não era para subir. Mais uma vez perdido mas ainda não seria a última. Volto ao trilho que ainda se sobe um pouco e no ponto mais alto vemos pela primeira vez a linha de costa e o destino, mas ainda estamos a mais de 6 horas de distância. Cruzamos com muitas centenas de turista que diariamente sobem ao Rhule. Na descida tínhamos de parar frequentemente no cruzamento com os turistas, porque o trilho é estreito.

Ao chegar ao fundo, entramos num parque de estacionamento onde, por coincidência a Glória acabava de estacionar. Tinham escolhido um local junto ao rio para a última paragem para almoço e sesta. Enquanto preparam o repasto, descalço-me e ponho os pés na água. Não aguento muito tempo porque as feridas das bolhas não se dão muito bem com a água fria. Entretanto passam os meus colegas de pequeno-almoço que pouco depois voltam atrás, para dormir aqui uma sesta antes de começar a subir. Foram as últimas 2 horas de paragem cerca de 6 horas antes da chegada. 

A placa indicadora de direcção informava que para Hendaye eram 6h30 de viagem. Subimos um pequeno monte e voltamos a descer para um vale onde se situava um restaurante com acessibilidades só por trilhos, mas que tinha bastante clientela. Descemos mais um pouco do rio e voltamos a subir, agora sim a última subida, pensava eu. Chego ao alto e vejo Muitos carros, autocarro e casas de comércio ao longo de uma rua que sobe do outro lado do monte. O GR10 encaminha-se para lá. Quando chego à entrada hesito e sigo por um trilho à direita dessa rua. Depois de cerca de 200 m verifico pelo GPS que o mais provável é ser mesmo pela rua. Atalho a subir pelas traseiras de uma das esplanadas e aproveito para descansar e hidratar com uma cerveja fresquinha, que o calor aperta.
Continuo a subir agora pelo alcatrão até ao fim desta zona comercial espanhola implantado sobre a linha de fronteira. Ainda uma descida e nova subida até um cruzamento de trilhos onde para a direita tínhamos uma subida enorme e em frente era plano. Começo a subir e cruzo com um atleta que vinha a descer em treino. Pergunto-lhe se ia bem por ali. Ele diz-me que o antigo GR10 era por baixo, para eu voltar por lá que era muito mais fácil e em pouco tempo estaria em Biriatou. Fui ainda tentado a fazer o que ele recomendou, mas depois de hesitar decidi subir pelo trilho marcado e não me arrependi. 

A vista sobre Hendaye deliciou-me só por pensar que o objectivo tão desejado estava ali tão perto. Ainda umas fotos com os cavalos selvagens e início a descida a “grande” velocidade. O caminho era pedregoso e irregular, mas tinha trilho pelo meio dos arbustos que o ladeavam e que eram mais amigos dos meus pés. Num determinado ponto da descida, meto por um desses trilhos à direita do caminho e azar meu, precisamente nesse ponto havia a viragem à esquerda. Sigo por ali abaixo e só quando pressinto que me vou a afastar do objectivo recorro ao GPS. Claro que estava num outro GR. Volta para trás que agora tens de subir. Não chego mesmo ao cimo, porque vejo no GPS que o trilho passa ali ao lado e mesmo com o mato consegui atalhar e pegar no caminho direito.

 Mais uns minutos e estava em Biriatou. Procuro o trilho junto à igreja e é só descer mais um pouco e apanhar uma subida em alcatrão com uma inclinação que era dispensável nesta altura, mas já cheirava a meta. Vamos embora ao seu encontro. Passo por debaixo do auto-estrada e mais uma subida. Isto está quase. Telefona o Orlando Duarte que estava em frente ao computador à espera da minha chegada. Digo-lhe que está quase, estimo uns ¾ km e já está. Acabo de desligar o telefone e cruzo com um francês que passeava o seu cão e depois de palavras de incentivo, me informa que a ponta da praia de Hendaye estaria a cerca de 10 km. Nem queria acreditar. Mas não é que ele tinha mesmo razão. Durante uns km ainda fui metendo na cabeça que o homem não sabia, mas quando encontrei a Glória e o Beta que me dizem estarmos a 5 km da meta, confirmou-se a informação do francês.

Este encontro a 5 km da meta foi a confirmação do verdadeiro cheiro a meta. Comecei a correr mais um pouco, mas parecia que os kms eram enormes. Entramos num percurso de bicicletas junto à marina e ainda faltam 3 km. Atravessamos para a marginal que me pareceu não ter fim. Era tarde de praia e a rua estava cheia de gente. Não se conseguia correr no passeio, por isso íamos na pista das bicicletas. Começamos a ver o pórtico lá bem ao fundo. Passamos pela barraca dos gelados e deu-me uma vontade de parar para comprar um, mas havia fila e decidi continuar. Encontramos a São que seguiu comigo e conseguia correr a maior velocidade que eu. E finalmente depois de 366h29 chego ao objectivo que nunca imaginei ser possível concretizar.   FFFFFFFFFFFIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIMMMMMMMMMMMMMM





O Beta abre o champanhe e está consumado o meu maior desafio.
Se tinha dúvidas se consegui, claro que tinha.
Se desde que comecei o desafio alguma vez pensei que não ia chegar ao fim? Não, nunca me passou isso pela cabeça


Alguns dados:
·         Começo da preparação com a pré-inscrição cerca de 20 meses antes (fim de 2014)
·         Primeira lista de pré-inscritos com 7 portugueses (Jorge Mimoso e António Silva incluídos)
·         Inicio das prestações no 1º trimestre de 2016.
·         Custo da inscrição – 915€
·         Alimentação liofilizada – 292€
·         Deslocações  e estadia – 200€
·         Equipamento especifico
o   Mochila – 80€
o   Poncho – 45€
o   Double Light Sticks – 10€
o   Saco cama – 70€
o   Sapatilhas – 126€
TOTAL: 1738€

o   Ao João Oliveira, Jorge Serrazina, Paulo Grelha e João Colaço
Há um verbo novo: 
“transpirinear”
Que poucos num povo
Podem conjugar.
Palmilhar com gana
O "pescoço da Ibéria"
Mais de uma semana
É coisa bem séria
"- Quase 900 (!)
Do Creus à Biscaia
Muitos os tormentos
Espero não dar raia
E pensei baixinho:
“Se errar, que se f…”
Pus-me a caminho
Fiz aquela merda toda."
Parabéns Ultracampeões.

                        Fernando Andrade

2 comentários:

  1. Parabéns Grandes campeões...
    Jorge é um relato e peras, forte abraço cada vez te admiro mais, assim como ao João Oliveira!!!muita saúde

    ResponderEliminar
  2. Impressionante! Grande feito Jorge Serrazina! Ao alcance de muito poucos. Obrigado pela partiha. Grande abraço

    ResponderEliminar